Hiperlordose
CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA
RAFAEL SILVA SILVEIRA
HIPERLORDOSE
NOVO HAMBURGO, 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho ira abordar a hiperlordose, deformação na coluna, nas partes cervical e lombar; mostrando exercícios corretivos e formas de reeducação postural.
Ter uma boa postura é um passo importante para uma boa qualidade de vida, principalmente para pessoas que trabalham sentadas muitas horas por dia, as vezes e difícil manter a postura, mas com exercícios e possível fortalecer a coluna, o que pode até acarretar na melhora da produtividade no trabalho.
HIPERLORDOSE
A coluna vertebral possui curvaturas por toda sua extensão. Nas regiões cervical e lombar, essa curvatura é chamada de lordose, adquirida na medida em que o indivíduo assume a postura ereta. A lordose passa a ser considerada uma deformação quando atinge um ângulo superior a 60° na coluna cervical ou está entre 40° e 60° na coluna lombar, passando a chamar-se hiperlordose. As causas são - deformidade genética, má postura, gravidez, obesidade, fraqueza de determinados grupos musculares, escorregamento das vértebras, hérnias de disco, quando se adota esta postura para evitar a dor, movimentos repetitivos, lesão relacionada ou trabalho, como por exemplo, os trabalhos braçais que exigem muita força. Alguns sintomas da hiperlordose lombar são: dor no fundo das costas e aumento da curvatura da coluna, fraqueza no abdômen, pode haver flacidez abdominal e celulite também nos glúteos devido a diminuição do retorno venoso e linfático (circulação); e da lombar: dor, aumento da curvatura da coluna, hipertrofia dos músculos posteriores, fraqueza dos músculos anteriores, todos na região do pescoço.
REEDUCAÇÃO POSTURAL
Ao deitar use travesseiros baixos, evite dormir com muitos travesseiros. Se você costuma dormir de lado, ponha um travesseiro entre os