escoliose,hipercifose,hiperlordose no brasil
No Brasil, a dor na coluna está entre as principais causas de aposentadoria por invalidez. Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre janeiro e novembro de 2012, mais de 116 mil pessoas receberam auxílio-doença por esse motivo, lembrando que esses são dados dos segurados, sem contar a classe autônoma e amparados de outras formas, ou seja, este número deve ser ainda maior.
O problema não é exclusivo dos mais velhos, pois a coluna é uma das estruturas mais afetadas pelo sedentarismo e má postura, ou seja, o modo como as pessoas levam a vida cotidiana e laboral pode ser a causa para queixas de dor nas costas, sendo cada vez mais comum em jovens e adultos.
As posições desalinhadas que as pessoas adotam como hábito, seja por motivos anatômicos ou falta de condições ergonômicas adequadas, desrespeitam o posicionamento adequado das articulações. Isso resulta nos chamados desvios posturais, alterações na cifose e na lordose, que são as curvaturas normais da coluna. As principais alterações posturais da coluna vertebral são: escoliose, hipercifose e hiperlordose.
A escoliose se define como uma curvatura lateral da coluna. Do ponto de vista da anatomia humana, a coluna possui curvaturas no sentido anteroposterior (cifose e lordose), deste modo uma curvatura no sentido lateral é considerada anormal, caracterizando a escoliose.
A hipercifose corresponde a um aumento anormal acentuado da curvatura torácica, apresentando um aspecto de “corcunda”. A hiperlordose é o aumento da curvatura da região lombar ou cervical. A hiperlordose cervical faz com que a cabeça vá para frente e normalmente está associada à hipercifose torácica. Já no caso da hiperlordose lombarocorre uma proeminência dos glúteos para trás, deixando o aspecto de “bumbum empinado”.
A prática de Pilates tem sido uma das mais indicadas pelos médicos no tratamento de diversas patologias osteomusculares, incluindo estes problemas posturais, pois seus