Ordenamento do território
Indice
Introdução
Este trabalho é realizado com o intuito de exprimir os conhecimentos adquiridos relativamente á ocupação antrópica e problemas de ordenamento de território. Da ocupação antrópica e o mau ordenamento do território resultam impactos negativos que aumentas o risco geológico, probabilidade de aumento de ocorrência de acidentes geológicos como: inundações; a transgressão da linha litoral; as secas; o deslizamento de território; derrocadas; aumento da actividade vulcânica e sísmica, entre outros. Como consequência estes fenómenos acarretam a perda de vidas humanas e elevados prejuízos.
Englobado neste temas existem vários subtemas, o escolhido por mim são as bacias hidrográficas. A bacia hidrográfica é formada por redes hidrográficas, por sua vez estas são derivadas do rio principal juntamente com os seus afluentes e subafluentes.
Os rios, são correntes de águas que correm pelo leito do rio. No entanto a sua velocidade e a área varia consoante as chuvas. Em situações de forte precipitação pode ocorrer o leito de cheia, que é a altura em que o leito do rio transporta uma quantidade superior á que lhe é permitida, fazendo assim com que a água transgrida a zona de leito.
Com este trabalho, é-nos permitido aplicar os nossos conhecimentos a locais nossos conhecidos, identificar o perigo geológico ali iminente e minorar possíveis riscos.
Descrição do problema
Factores de risco que levam a inundações
Construção em zonas de leito de cheia, o que aumenta a possibilidade de inundações;
Construção de barragens ou diques para aproveitamento de águas para fins agrícolas ou outros. As barragens alteram o trabalho geológico do rio, aumenta a montante a deposição de sedimentos e a jusante a erosão. A ocorrência de acidentes em barragens pode provocar inundações e podem ainda ser responsáveis por impactes negativos nos