Anatomia Radiologica
No presente trabalho iremos abordar um estudo detalhado sobre os tipos de Curvaturas da coluna vertebral, com destaque em tópicos dando informações necessárias para aumentar o conhecimento sobre Lordose e Cifose, entre outros assuntos relatados, também falaremos sobre patologias que ocorrem por aumento das curvaturas da coluna vertebral como Hiperlordose e Hiperciose, e também estará relatado o desvio de coluna que é considerado uma patologia chamado de Escoliose. O estudo foi feito detalhadamente, através de livros de anatomia, ortopedia e uso de sites relacionados ao assunto.
CURVATURAS DA COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas. As curvas normais da coluna consistem em uma curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral. Essas podem ser descritas como leve extensão do pescoço, leve flexão da coluna superior e leve extensão da coluna inferior.
As curvaturas anteriores (cervical e lombar) são denominadas lordoses, embora algumas fontes usem lordose para denominar condições anormais como hiperlordose lombar.
As curvaturas posteriores (torácica) são denominadas cifoses. Postura cifótica refere-se a uma curvatura excessiva na coluna torácica.
A linha da gravidade transecciona as curvaturas vertebrais, que são equilibradas anteriormente e posteriormente. Quando existe uma curvatura normal na coluna inferior, a pelve se acha em posição neutra. As proeminências ósseas na frente da pelve se acham no mesmo plano vertical, indicando que a pelve está em posição neutra.
Qualquer desvio de uma parte da coluna vertebral resulta em alteração em outra parte para compensar e manter o equilíbrio
IMPORTANCIA DAS CURVATURAS FISIOLÓGICAS DA COLUNA VERTEBRAL
As curvaturas fisiológicas da coluna tem a função de aumentar a