Entendendo a anatomia radiológica
Assim como em outras partes do corpo, a radiografia do crânio exige um bom entendimento de toda a anatomia relacionada. A anatomia do crânio é muito complexa e extensa e exige um estudo cuidadoso e detalhado. O esqueleto ósseo da cabeça, situa-se na extremidade superior da coluna vertebral e é dividido em dois grupos principais de ossos: o crânio propriamente dita, que consiste em 8 ossos craniais, e 14 ossos faciais .O crânio circunda e protege o encéfalo, e a porção anterior e inferior ao cérebro é denominada esqueleto facial ou ossos da face.
OSSOS CRANIANOS: Os oito ossos cranianos são divididos em calvária (calota craniana) e assoalho. Cada uma dessas duas áreas consiste basicamente em quatro ossos:
Calvária (calota craniana)
1. Frontal
2. Parietal direito
3. parietal esquerdo
4. OccipitalAssoalho
5. Temporal direito
6. Temporal esquerdo
7. Esfenóide
8. Etmóide
Os oito ossos que formam a calvária (calota craniana) e o assoalho ou base do crânio com cortes frontal,lateral e superior. Esses oito ossos cranianos são fusionados no adulto para formar a capa protetora do cérebro.
Posições de Crânio.
AP – Decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima).
Perfil – Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) , mas a cabeça do paciente fica na lateral ( esquerdo ou direito).
Obs.: Tirar todos os objetos de metal, plástico ou outros removíveis da cabeça do paciente.
Filme : 24x30.
Seios da Face
Os humanos possuem vários seios localizados na face, divididos e subgrupos que são nomeados pelos respectivos ossos que se encontram.
Estes são:
Seio frontal: situa-se posteriormente aos arcos superciliares, entre as duas tábuas do osso frontal e que formam a parte dura da testa.
Seio maxilar: ocupa grande parte do osso maxilar e são os maiores seios aéreos nasais. Possui uma forma piramidal e sua base é formada pela parede lateral da cavidade nasal.
Seios etmoidais: