dddd
TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES
Recursos Básicos par.. Implantação do Curso
por
P. Nohama, H.R. Gamba, E.J. Netto, e PA.C. Beltrão·
RESUMO -- A falta de recursos humanos em manutenção de equipamentos
médico-hospitalares levou o NEH do CEFET PR a propor a abertura de um curso técnico de 20 . grau(1988). Com a aprovação do curso, pelo CFE (1989), surgiu a necessidade de orientar e disciplinar sua implantação na rede nacional de ensino. Este artigo apresenta critérios e recursos básicos que as instituições proponentes deverão satisfazer, objetivando uma implantação criteriosa, capaz de tornar o processo formativo mais eficaz, e vislumbrando o surgimento de uma classe de profissionais conscientes de sua função no ambiente da tecnologia aplicada aos serviços de saúde.
INTRODUÇÃO
A carência de recursos humanos na área de manutenção de equipamentos médicohospitalares constitui um dos mais sérios problemas enfrentados pelas instituições de saúde do país, que apesar dos recursos investidos nas duas últimas décadas, não têm promovido uma melhoria significativa na saúde da população brasileira (SEPLAN/CNPq ',1982).
Este trabalho constitui mais um esforço que o Núcleo de Engenharia Hospitalar
(NEH) do CEFET-PR vem fazendo, no sentido de solucionar o problema da manutenção de equipamentos médico- hospitalares no país. Em uma primeira etapa (NEH, 1988; Netto, 1989), foi proposta a criação de um curso técnico de segundo grau, cujo currículo já se encontra aprovado pelo CFE (par. n.0268, de 16/03/89).
Considerando a interdisciplinariedade e peculiaridade do curso, a escassez de recursos humanos e materiais e principalmente, seu caráter emergencial; o NEH, com apoio do
MEC/OPS, procurando orientar e dbciplinar a implantação do curso definiu critérios e recurso:> mínimos que as instituições proponentes dt-"Verão satisfazer. Este trabalho apresenta a metodologia empregada e os resultados mais significativos.