dddd
Conceito
Atualmente vivemos numa sociedade que sofre com as constantes mudanças e com o fato de que nada é estável. Diante disto é possível notar que indivíduos estão cada vez mais com problemas de saúde física e mental e por conta dessa constatação surgiu a necessidade de criar métodos de avaliação e melhorias na qualidade de vida individual e grupal.
Segundo o autor Nahas, a qualidade de vida do ser humano é expressa pela qualidade de sua saúde, pelas suas possibilidades e também por suas limitações individuais e coletivas.
Outra visão é a do autor Guiselini, que considera a qualidade de vida uma condição de bem estar físico, definindo que o elemento chave da qualidade de vida é a longevidade, mas atesta que também existe a necessidade, por parte dos indivíduos, de suprir suas necessidades básicas, melhorar seu estilo de vida, ter hábitos saudáveis e relações duradouras, entre outras necessidades humanas.
Uma boa qualidade de vida depende de quatro áreas:
- Social: contatos e relações sociais;
- Afetiva: relacionamentos afetivos;
- Profissional: percepção quanto ao trabalho;
- Saúde: hábitos de vida e saúde em si.
Portanto, podemos considerar a qualidade de vida de um indivíduo boa quando há um equilíbrio entre áreas descritas.
Este também é o conceito definido pela Organização Mundial da Saúde, defendendo que saúde não é apenas ausência de doença, mas também o completo bem estar biológico, psicológico e social.
Qualidade de Vida nas Empresas
As empresas demonstraram maior interesse na qualidade de vida no trabalho por conta das pressões dos trabalhadores e da busca pelo aumento da produtividade, pois perceberam que estes dois aspectos eram diretamente ligados.
Ter qualidade de vida é muito importante para os trabalhadores, dado que passam a maior parte do dia dentro de uma organização, os impactos das situações vivenciadas influenciam o indivíduo em sua vida pessoal e profissional.
A qualidade de vida no trabalho é um