Anatomia radiológica
Cintura Escapular
Membros Superiores
Turma: José Carlos
Prof.ª: Renata Costa
Membros Superiores
Os ossos do membro superior podem ser divididos em quatro grupos principais: (1) mão e punho, (2) antebraço, (3) úmero e (4) cintura escapular. O formato e a estrutura de todos os ossos e as articulações do membro superior precisam ser completamente compreendidos pelos radiologistas. Começaremos estudando a cintura escapular e úmero.
Úmero
O úmero é o maior e mais longo osso do membro superior.
A porção proximal do úmero é a parte do membro superior que se articula com a escápula, compondo a articulação do ombro. Sua região mais proximal é a cabeça arredondada. A área um pouco afinada, diretamente abaixo e lateral à cabeça, é o colo anatômico. O colo anatômico aparece como uma linha de demarcação entre a cabeça arredondada e os tubérculos, maior e menor.
O processo localizado logo abaixo do colo anatômico na superfície anterior é o tubérculo menor (ou tuberosidade, na literatura antiga). O processo maior localizado lateralmente é chamado de tubérculo maior. A fenda profunda entre esses dois tubérculos é o sulco intertubercular (sulco bicipital). A área estreitada abaixo da cabeça e dos tubérculos é o colo cirúrgico. Distalmente ao colo cirúrgico está o longo corpo (diáfise) do úmero.
O colo cirúrgico é assim chamado porque é sede freqüente de fraturas que exigem correção cirúrgica da porção proximal do úmero.
A- Cabeça do úmero
B- Tubérculo maior
C- Sulco intertubercular
D- Tubérculo menor
E- Colo anatômico
F- Colo cirúrgico
G- Corpo(diáfise
Cintura Escapular
A cintura escapular é composta por dois 05505: a clavícula e a escapula.
A função da clavícula e da escápula é conectar cada membro superior ao tronco ou esqueleto axial. Anteriormente, a cintura escapular conecta-se com o tronco ao nível da porção superior do