nata
Foi a primeira corrente sistematizada do pensamento sociológico. Definiu o objeto, estabeleceu conceitos e uma metodologia de investigação. Distingui-se das outras ciências e estabeleceu um espaço próprio à ciência da sociedade. Seu primeiro representante e sistematizador foi Augusto Comte.
O Positivismo é derivado do cientificismo (crença no poder da razão). Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum sobre a realidade.
Para o Positivismo, os princípios reguladores do mundo físico e social diferiam quanto a essência: os primeiros dizem respeito aos acontecimentos exteriores ao homem; os outros, à questões humanas. A crença na origem natural de ambos permitiu sua aproximação. A evolução e o sucesso das ciências naturais atraiu os cientistas sociais para o seu método de investigação, tanto que o próprio Comte deu, inicialmente, o nome de “Física Social”, às suas análises da sociedade antes de criar o termo Sociologia.
Por inspirar-se no método de investigação das ciências naturais, o positivismo procurava identificar na vida social os mesmos princípios que explicavam a vida natural. Assim, a sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes coesas e funcionando de forma harmônica. Por isso, o Positivismo é também chamado de Organicismo.
A TEORIA POSITIVISTA
Durkheim viveu numa época de mudanças, onde a nascente sociedade capitalista acabava de destruir as velhas instituições feudais e impunha os novos valores burgueses, sendo assim, ele afirmará sua preocupação com o estabelecimento da nova ordem social.
A época em que iniciou seus estudos na Universidade é também a época em que se começam a ensinar as Ciências Naturais (Biologia, Física e Química). Tendo amplo conhecimento dessas disciplinas, passa a enxergar a sociedade de uma forma peculiar: para ele, a sociedade é como um imenso corpo biológico que precisa ser bem observado,