ed fisica
A educação brasileira tem vários aspectos que não podem deixar de ser mencionados. O ensino publico é pautado em péssimas condições do ambiente escolar e baixos salários pagos aos profissionais da educação, o que culmina em desinteresse por parte dos alunos.
A verba que o governo destina a educação não é suficiente para suprir a demanda. Sem o seu trabalho devidamente valorizado, os professores estão cada vez mais desanimados e desestimulados, bem como não há interesse por parte dos universitários em cursar licenciatura. De fato, baixos salários e péssimas condições de trabalho não são condições atraentes.
Escolas não apresentam número suficiente de carteiras, a ventilação e a iluminação são precárias, bem como o material que deveria ser disponibilizado pelo governo não apresenta nenhuma qualidade. Toda essa situação gera um desinteresse por parte dos docentes, o que contribui para um ciclo vicioso de desinteresse mútuo de alunos e professores, sem contar no descaso por parte do governo.
Uma solução interessante seria a destinação de 10% do PIB para a educação, visto que é mais do que claro que a educação é sim a base para o desenvolvimento de um país. No estado em que a o sistema de ensino brasileiro se encontra, as escolas da rede municipal e estudam formam em sua grande maioria trabalhadores alienados, que não tem acesso a informação na íntegra, que salvo algumas exceções, estarão ocupando alguma subclasse, sendo vítimas da mais valia em um sistema que o lucro imediato é o mais importante.
Investir na educação é sim um investimento a longo prazo, mas com toda certeza é uma maneira de investir no desenvolvimento do país como um todo e do ser humano, já que todos temos direito a uma educação de qualidade. Nietsche indica a tarefa do educador de levar seus alunos a pensar por si mesmos, o filósofo criticava o sistema escolar por ser