A era da igreja de efeso
Introdução às Eras da Igreja
Afim de que você possa entender completamente a Mensagem das Eras da
Igreja, eu gostaria de explicar os diversos fundamentos que me permitiram chegar aos nomes dos mensageiros, o tempo de cada era e outros fatores importantes. 2 Desde que este estudo deveria ser o mais importante que eu já empreendi até este tempo, busquei a Deus por vários dias para encontrar a inspiração do
Espírito Santo. Somente então eu li as Escrituras sobre as Eras da Igreja e estudei profundamente a história da Igreja, escrita pelos historiadores mais imparciais que pude encontrar. Deus não falhou em responder minha oração, porque enquanto eu lia a Palavra e a história, fui dirigido pelo Espírito Santo, e vi desenvolver-se um plano que corre através dos séculos até o tempo final, este último dia.
3 A chave que me deu o Senhor, pela qual pude determinar o mensageiro para cada era, é sumamente bíblica. De fato, se poderia dizer que é a chave principal da Bíblia. É a revelação de que Deus nunca muda e que Seus modos também são imutáveis como Ele o é.
Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje e eternamente. Hebreus 13:8
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
O que é já foi, e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou. Eclesiastes, 3: 14 - 15.
4 Aqui está: um Deus imutável com modos imutáveis. O que Ele fez no princípio terá que continuar fazendo até que seja feito no último tempo. Nunca mudará.
Aplique isso às Eras da Igreja. O tipo de homem que Deus escolheu para a primeira era, e como foi que Deus se manifestou no ministério daquele homem, seria o exemplo para as demais eras. O que Deus fez na primeira era é o que quer fazer em todas as demais eras.
5 Agora sabemos exatamente pela Palavra que foi registrada pelo Espírito
Santo, como foi fundada a primeira ou a Igreja