igrejas
Apocalipse 2:1-7
1 - ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 - Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3 - E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 - Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Antes de falar sobre a igreja de Éfeso tenho de falar sobre igreja. Temos de abandonar a idéia tradicionalista de que igreja é uma estrutura física, pois Paulo nos informa em (AT 17:24) que Deus não abita em templos feitos por mãos de homens.
Mas o mesmo Paulo nos ensina a estrutura da formação da igreja cujo Cristo e a cabeça e nós o seu corpo. O templo do Espírito Santo.
Isto vai te dar a compreensão de que João falava a uma igreja “você”.
O apostolo João se encontrava preso na ilha de Patmos quando foi inspirado por Cristo a escrever as igrejas da Ásia menor a fim de admoestá-las fazendo uma advertência de sua condição espiritual.
E a primeira igreja a ser advertida foi à igreja de Éfeso, a qual eu chamo de “A igreja descuidada”. E o porquê de dar a ela esse nome e o fato dela ter todas as qualidades de ser uma igreja perfeita, mas pecou em seu descuido. Éfeso seria a igreja dos olhos de Paulo, Lá ele desprendeu dois anos de sua vida a evangelização daquele lugar ao ponto de seus moradores idolatra depravados ao culto