Hiperatividade x aprendizagem
RESUMO
Este artigo tem como tema Hiperatividade X Aprendizagem focado na aprendizagem da criança com Hiperatividade. Tem como objetivo, fazer uma reflexão na importância do papel do professor na inclusão de crianças hiperativas junto às escolas. E isso será feito trabalhando de forma coletiva com os alunos da .............ano da Escola .................... durante o 1° semestre de 2010. As pessoas com essa deficiência sentem muita dificuldade em ser aceitas pela sociedade, isto porque são estabelecidos critérios de normalidade e eficiência e a pessoa que foge aos padrões normais acaba sendo discriminada, assim o deficiente vai trazendo consigo uma relação de incapacidade e fracasso, dificultando seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional.
Todo trabalho pedagógico deve ser feito de forma a não queimar as etapas do processo de desenvolvimento da criança, utilizando as possibilidades que os hiperativos podem ter para as atividades da vida diária.
A metodologia utilizada para a pesquisa, foi o método descritivo qualitativo com coleta de dados realizado com atividades e através de questionários para professores cujo problema foi detectado em sala de aula. Desse modo, podemos concluir, que o professor tem papel fundamental no desenvolvimento do potencial de cada criança hiperativa.
Palavras-chave: Hiperatividade, Inclusão, Professor, Aprendizagem.
I INTRODUÇÃO
A realização deste trabalho surgiu da preocupação e do interesse de educador em procurar caminhos para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para alunos hiperativos. Diante do tema Hiperatividade, chama a nossa atenção a grande confusão que existe a esse respeito. Como a abundante e diversificada terminologia com que os autores se referem ao mesmo quadro: Hipercinesia; Disfunção Cerebral Mínima; Hiperatividade; Síndrome Hipercinética; Problema de Comportamento; Dificuldades de Aprendizagem, Problemas de