Hiperatividade e os impactos sócio-educativos na vida de um adolescente
Hiperatividade e os impactos sócio-educativos na vida de um adolescente
FAK – FACULDADE KURIOS
MUCUGÊ
2011
JOSE TRAJANO NEVES CARDOSO JUNIOR
Hiperatividade e os impactos sócio-educativos na vida de um adolescente
Pré-projeto orientado por Janete dos Reis Dutra Soares, professora da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, do Curso de pós-graduação – Psicopedagogia Institucional.
FAK – FACULDADE KURIOS
MUCUGÊ-BA
2011
1- Tema: Hiperatividade e os impactos sócio-educativos na vida de um adolescente
2- Apresentação: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ou TDAH, segundo Topczewski “é um desvio comportamental, caracterizado pela excessiva mudança de atitudes e atividades, acarretando pouca consistência em cada tarefa a ser realizada”. É uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas escolas, principalmente pelo fato de ser ainda um tema pouco difundido, não tendo essas muitas informações a respeito. Isso se dá pela falta de informações sobre o que realmente seja o TDAH, o que leva a escola muitas vezes a cometer sérios erros quanto aos métodos que utiliza tanto no diagnóstico quanto no modo de lidar com essas crianças. Seu diagnóstico não é tão simples, pois requer uma observação minuciosa, que muitas vezes começam nos primeiros anos de vida da criança e se estendem pela fase adulta. Sendo que a criança pode apresentar características de desatento, hiperativo/ impulsivo, combinado (desatento e hiperativo / impulsivo) e até um diagnóstico não específico. A criança hiperativa, em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e este precisa estar bem preparado para saber contornar os problemas, atuando como um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos.
3- Problemática: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade se caracteriza como um transtorno mental baseado na desatenção, a