Contador programável digital
Com o avanço da automação, cada vez mais se tornou necessária a utilização de circuitos conhecidos como contadores digitais. Eles são capazes de realizar qualquer tipo de contagem, de coisas ate pessoas utilizando para isto sensores dos mais diversos.
O contador pode ser utilizado como, por exemplo, para contagem de peças de uma esteira móvel, ou quantas pessoas entram e saem de uma loja.
Fonte de alimentação
A fonte utilizada é de o tipo regulado para não atrapalhar o funcionamento do circuito.
A tensão da rede percorrera o plug de força ate chegar ao transformador TR1, onde a mesma será aplicada na bobina primaria para então haver uma indução eletromagnética e conseqüentemente um campo magnético gerado.
O campo magnético induzido será colhido pela bobina secundaria onde teremos uma tensão bem mais baixa em torno de 9vac. O secundário do transformador TR1 possui duas bobinas, onde teremos duas fontes de 9vac. O diodo de D1 e D2 são responsáveis pela retificação da tensão de 9+9vac do transformador, onde obtemos uma tensão de 12vdc em cima do capacitor C1, responsável pela filtragem. O capacitor C2 tem como função evitar que ruídos provenientes da rede entrem no circuito, o que poderia causar interferência e conseqüentemente erros na contagem.
Contador binário de dois dígitos
O contador binário nada mais é do que um circuito capaz de contar pulsos e converte-los num código binário para que o decodificador de display possa interpretá-lo, onde veremos em seu visor um numero decimal correspondente.
O código binário nada mais é que a combinação de dois níveis de tensão. Nível “1”, representando por uma tensão de nível alto geralmente a mesma da alimentação (+5vdc); nível “0”, representado por uma tensão de nível baixo geralmente 0V ou uma tensão mais baixa. No código binário só temos dois níveis de tensões, “1” ou “0”.
Conversor de pulso em código binário
A maioria dos circuitos sensores não gera os códigos binários