hierarquias e desigualdades sociais
A desigualdade econômica é diferente da desigualdade social, a desigualdade econômica é um problema que afeta atualmente a maioria dos países, mas principalmente os países menos desenvolvidos. Isso se dá principalmente pela distribuição desigual de renda de um país, mas também existem outros fatores, como a má formação educacional e o investimento ineficiente de um país em áreas sociais.
A questão social no Brasil sempre foi conturbada. As dificuldades por que passam os brasileiros são tidos como problemas sociais, são vários, são desde os problemas que assolam nossas vidas, de desemprego a sequestros, de secas a violência.
Nós costumamos colocar toda responsabilidade tão e somente no governo. Por outro lado, os problemas sociais passaram a ser encarados como decorrentes da carência de recursos materiais e intelectuais, assim como da pobreza.
Esses problemas sociais no Brasil são considerados aparentemente “normais”. Por exemplo: fenômenos sociais como a pobreza, decorrentes de secas, são toleráveis, só ganham prioridade, quando associados aos que representam ameaças. Quando a pobreza é associada à violência, então são tomadas algumas providencias, para que volte aos níveis aceitáveis, portanto, controláveis.
Existe um programa amplo de alívio da pobreza, que é o programa Bolsa Família, que tem cumprido um papel importante em aumentar a capacidade de consumo dos mais pobres, esse programa é “uma faca de dois gumes”, aumenta a capacidade de consumo, diminui o índice de pobreza no Brasil, da uma melhor capacidade aos Brasileiros e essa renda podem garantir a igualdade de oportunidades, más para algumas famílias acaba virando um certo comodismo, não vê que essa ajuda do governo é apenas um incentivo e não a certeza de tudo na vida, pessoas não buscam um emprego, nenhum tipo de especialização técnica, nada, simplesmente estaciona.
Por isso, o combate às desigualdades representa um desafio bem mais complexo do que a