Aparelho Circulatório
O coração e os vasos sanguíneos e Linfáticos, e pelos Órgãos Linfóides (Baso e Timo), e o sangue formam o sistema Cardiovascular ou Circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos.
O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.
Coração
E um órgão muscular, em formato de cone, inclinado para o lado esquerdo do corpo, situado acima do DIAFRAGMA, entre os dois Pulmões, num espaço conhecido como MEDIASTINO.
O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar
O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.
O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade).
Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;
Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;
Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
No coração humano, existem quatro cavidades:
Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior; Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo.
Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo.
O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular