ufpa
Ao
Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy
Magnifico Reitor da Universidade Federal do Pará
Rua Augusto Corrêa, N° 1 - Prédio da Reitoria - 3º andar 66075-110 - Belém - Pará reitor@ufpa.br Magnifico Reitor,
Em relação a decisão da Universidade Federal do Pará, em reunião extraordinária realizada no ultimo dia 3, pelo seu Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que aprovou o modelo que a UFPA adotará no Processo Seletivo 2014, optando pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como o único processo realizado, não havendo mais outra etapa, como ocorria nos anos anteriores. Além da parcela do número total de vagas da Instituição que será destinada ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A Universidade divulgou que o argumento para a adoção do Enem como única etapa teve motivação orçamentária, a partir da decisão tomada no dia 11 de abril, pela presidenta Dilma Rousseff que sancionou a Lei nº 12.799, que assegura a isenção total do pagamento da taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais a estudantes de baixa renda. Mesmo que a UFPA já adotasse critérios para a isenção total ou parcial da taxa de inscrição.
Essa estimativa fez que a Universidade avaliasse um déficit de 3,2 a 4 milhões de reais que a UFPA deixaria de arrecadar e considerasse a impossibilidade de realizar o processo seletivo.
Como vemos, o CONSEPE avaliou a questão apenas pelo aspecto financeiro, sem considerar que o Exame Nacional do Ensino Médio é conduzido pelo INEP/MEC envolvendo quatro áreas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, deixando de fora qualquer avaliação de conhecimento da realidade amazônica ou paraense, nossa história, nossos problemas, nossos autores e nossos desafios. Mas tão somente iremos reproduzir os projetos e problemas nacionais que, invariavelmente se debruçam sobre as questões de interesses das regiões mais fortes como Sudeste e Sul do país.