David Ricardo
Sua formação econômica foi autoditada e tardia, tendo sido devido a leitura da obra de Adam Smith `` A riqueza das nações ``. A partir desse estudo, Ricardo forma um pensamento próprio, centralizado inicialmente nas questões monetárias, sendo por sua vez não tão original, defendendo a teoria quantitativa que vinculava a inflação com o excesso de dinheiro, e por tanto, exigindo a volta do banco central inglês.
O ``Princípios da economia política e tributações`` surgiram através da influencia de James Mill, amigo de David Ricardo. Mill, consciente do valor intelectual de Ricardo, incentivou-o a escrever a concepção teórica do sistema econômico, na época que já se tinha retirado de suas atividades rotineiras. Uma obra que continha a formula mais sistemática e coerente do pensamento econômico clássico, sendo muito breve.
Mill teve ainda influencia em Ricardo e o convenceu para exercer a vida política, a fim de educar o parlamento em relação a economia. Ricardo se elegeu por um distrito de bolso da irlanda em 1819, e atuou na câmara ate sua morte, como um liberal independente. Durante anos travou debates intelectuais calorados com Malthus, sempre com muito respeito e amizade entre eles.
Ricardo foi um liberal, partidário de políticas econômicas que impulsionaram o crescimento econômico com base de garantir aos capitalistas altas margens de beneficio, de modo a teorizar o processo de revolução industrial inglesa. Fundamentado na base de supor que os salários não poderiam ultrapassar o nível de subsistência, e criticou dizendo que a renda da terra não contribui pra a