DAVID RICARDO
Um dos principais leitores do Adam Smith, pai da economia moderna, escolha clássica da economia politica. Presenciou a revolução industrial e revolução francesa.
Malthus, Adam Smith e David Ricardo fundaram a século XVIII,
Ricardo usa o método lógico e dedutivo, pensava que o entendimento dos movimentos e acontecimentos econômico permitiria a compreensão da sua totalidade.
David Ricardo aplica uma das teorias de Adam Smith,
COMERCIO Externo: na visão dos liberais tudo estaria em equilíbrio, inclusive tal comercio, a demanda seria ajustada pela oferta, quando mais se produz mais se demanda. Existiria aí uma divisão do trabalho, aí se produziria o produto os mecanismo de produção disponível e que ofereça maior rentabilidade e produtividade na hora de produção.
Quanto mais o produto render, mais ele deve ser produzido.
Cada país produz a mercadoria que mais tem produtividade e que mais pode gerar lucro no seu país, dando inicio a divisão internacional do trabalho, portanto, a visão de David Ricardo se aplica ao mundo inteiro.VISÃO INGLESA, LIBERAL DO SÉCULO XIX e isso traz impacto a produção de café do Brasil.
A teoria da distribuição:
Tudo que se obtém da terra se divide em três classes:
O proprietário da terra, o dono do capital necessário e os trabalhadores.
Produto liquido: Quantidade total produzida menos os custo de produção.
Lucro + renda da terra: produto total- salários e reposição do capital usado na produção.
Renda da terra decorrida das diferenças de fertilidade e localização entre as explorações agrícolas, assim a mesma mercadoria poderia chegar as mãos dos consumidores com gastos diferentes de trabalho.
O aumento da população e o aumento da demanda de alimentos : ao cultivo de terras cada vez piores, menos férteis e mais afastadas do mercados.
Os salários seriam uniformes e constantes, o valor do salário em tempo de trabalho dependeria do tempo para produzir a renda do trabalhador.
O lucro era o resíduo que fica nas