controle bacteriano
O controle de microorganismos se refere às diferentes formas de matar ou remover os micro-organismos, reduzir o número e inibir o crescimento. O método de escolha depende do tipo de material que contém o microrganismo. Este controle pode ser feito através de métodos físicos e métodos químicos.
Métodos Físicos Pasteurização
O mecanismo de ação da pasteurização também é a desnaturação de proteínas. Este método foi desenvolvido por Louis Pasteur em 1846. Sua finalidade consiste em aquecer o produto em uma determinada temperatura, por um certo tempo e logo após, resfriá-lo. Este processo reduz o número de microorganismos, mas não assegura sua esterilização. Muito utilizado na esterilização de leite, creme de leite, cerveja, vinho, etc.
Autoclavação
O mecanismo de ação da autoclavação é a desnaturação de proteínas. Se os materiais a serem submetidos à autoclavação não forem deformados pelo calor ou umidade, este é o melhor método a ser empregado. A autoclave é um aparelho que trabalha com temperatura e pressão elevadas. Quando os microorganismos estão diretamente em contato com o vapor a esterilização é mais eficaz. Utiliza-se esse processo para esterilização de meios de cultura, soluções, utensílios e instrumentos.
Biguanidas (clorexidina)
Mecanismo de ação ruptura da membrana plasmática.Uso preferencial na desinfecção da pele,especialmente pra a escovação cirúrgica. Bactericida contra gram-positivos e gram-negativos,atóxico,persistente.
Métodos Químicos
Agentes de Superfície – Sabões e detergentes ácido-aniônicos
Mecanismo de ação remoção mecânica dos micróbios através de escovação.Uso preferencial degerminação da pele e remoção de resíduos.
Obs:muitos sabões antibacterianos contêm antimicrobianos
Ácidos Orgânicos
Mecanismos de ação inibição metabólica,afetando principalmente os bolores;ação não relacionada à sua acidez.Uso preferencial ácido sórbico e ácido benzóico efetivos em baixo