Desigualdade social
A desigualdade social prejudica cidadãos de todas as faixas etárias, principalmente os jovens de classe de baixa renda, impossibilitados de ascender socialmente pela falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho e de uma vida sadia e digna. Dentre as piores consequências, propicia a ocorrência da violência urbana.
Para acabar com ela é necessário que governo e população se unam para fornecer boa educação para crianças e jovens, boas condições de vida para as famílias carentes e oportunidade de emprego para quem necessita.
Desigualdade de gênero
A discriminação sexual é estruturada nas distinções sociais e culturais entre homens mulheres que convertem as diferenças sexuais biológicas em hierarquias de poder, status e renda. Também pode ser definido como a divisão de tarefas, postos de trabalho e profissões com base no feminino e masculino, essa prática, que era comum na sociedade começou a ser questionada apenas recentemente. As consequências dessa desigualdade é que as mulheres ganham menos que os homens, ou homens a menos do que as mulheres (fazendo o mesmo trabalho, com o mesmo grau de ensino e mesmos horários).
Desigualdade racial
A desigualdade racial é o resultado de distinções sociais hierárquicas entre grupos étnicos dentro de uma sociedade e, muitas vezes estabelecida com base em características como a cor da pele e outras características físicas ou origem e cultura de um indivíduo. O tratamento desigual e de oportunidades entre os grupos raciais é geralmente o resultado de alguns grupos étnicos, considerados superiores a outros.
Desigualdade etária
Discriminação etária é definida como o tratamento injusto de pessoas no que diz respeito a