hierarquia
A hierarquia organizacional cada vez mais tem sido considerada como um fator relevante dentro das organizações. Em se tratando de organizações religiosas a sua importância toma ainda maior relevo, devido à natureza pela qual foi criada. Este artigo tem como objetivo explorar a questão da hierarquia dentro de organizações religiosas, tendo como objeto de pesquisa as instituições situadas na cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG, há mais de 50 anos.
A importância do trabalho reside no impacto social que as instituições religiosas exercem na sociedade, não obstante existir poucos estudos sobre este tipo de organização. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica e dentre as técnicas de pesquisa estão o questionário estruturado com pessoas-chave e a observação. Como resultado foi possível perceber que embora os portes da estrutura administrativos sejam diferentes, todas as instituições estudadas são classificadas como missionárias e possuem uma baixa distância hierárquica. Conclui-se com o trabalho que as organizações religiosas em estudo possuem uma baixa distância hierárquica por causa da religiosidade.
Palavras Chaves – Cultura; Hierarquia; Estrutura Organizacional
INTRODUÇÃO
As organizações movidas por valores, doutrinas e filosofias vêm ganhando cada vez mais destaque no mundo contemporâneo, seja pelas suas singularidades, pela imagem positiva que transpassam ou mesmo pelo impacto econômico, social e político que geram na sociedade.
Dentro deste contexto, as organizações de modo geral e em especial as religiosas, precisam se adequar e repensar a sua estrutura organizacional dentro de uma modernidade colocada por Nadler e Gersteins (1993) como uma demanda intensa de interligações entre as diversas áreas do conhecimento, forçando grupos especializados a um maior contato entre si, aumentando a complexidade interna das organizações.
Embora o autor tivesse baseado as suas informações em organizações privadas