Relatório de praticas - Laboratório de Quimica - Materiais e vidrarias
Conheceram-se os materiais básicos do laboratório de química, permitindo a observação dos instrumentos que serão utilizados durante as aulas práticas de química.
Antes de utilizar quaisquer materiais, devem-se organiza-los sobre a bancada e limpá-los ao inicio e ao término da utilização para evitarem-se possíveis acidentes.
OBJETIVO
Apresentar as vidrarias e equipamentos utilizados no laboratório de química durante as aulas práticas, bem como o laboratório em si.
METODOLOGIA
Durante a aula, foram apresentados diversas vidrarias e equipamentos e suas utilizações dentro de um laboratório de química. Foram apresentados tubos de ensaio, béquer, erlenmeyer, proveta, pipeta, balão volumétrico, centrífuga, estufa, entre outros.
Tubo de ensaio
Recipientes de vidro onde ocorrem reações e análises. Também utilizados para coleta de amostras em pequena quantidade. Copo de Béquer
Usado em reações, dissolução de substâncias, aquecimentos de líquidos.
Erlenmeyer Usado para aquecer líquidos, efetuar titulações. Cristalizador São usados na cristalização em geral.
Pipetas Usadas nas transferências precisas, pequenas, de volumes de líquidos. Existem dois tipos de pipetas:
1) As pipetas graduadas que são mais finas e permitem medir volumes variáveis de líquidos. 2) As pipetas volumétricas que não são graduadas e só permitem medir um volume único de líquido.
Proveta Utilizada nas medições aproximadas de volumes de líquidos.
Bureta
Utilizada no processo de titulação. Kitassato Utilizado para efetuar filtrações a vácuo.
Balão volumétrico Utilizado na conversão de volumes precisos de líquidos.
Por isso é utilizado na preparação de soluções de concentração rigorosa. Balão de destilação Usado no aquecimento de líquidos sujeitos à destilação.
Balão de fundo chato Usado em aquecimentos, refluxos, destilação e na