HIDROPNEUMATICA
Nome: Lorraine Patrícia Silva Santos
Curso: Desenho Mecânico
Instrutor: Jonathan Gustavo Mendes
Índice
1. PNEUMÁTICA
1.1. Conceito
1.2. Histórico
1.3. Vantagens
1.4. Desvantagens
1.5. Aplicações
1.6. Exemplificação.
2. HIDRAULICA
2.1. Conceito
2.2. Histórico
2.3. Vantagens
2.4. Desvantagens
2.5. Aplicações
2.6. Exemplificações
3. Resumo do Entendimento.
4. Conclusão.
5. Bibliografia.
1.PNEUMÁTICA
1.1 CONCEITO
Provém da raiz grega “PNEUMA”, que significa fôlego, vento, sopro. Pneumática é conceituada como sendo a matéria que trata dos movimentos e fenômenos dos gases.Ou seja , é um sistema de movimentação do ar comprimido, que permite automação de movimentos, rapidez e economia.
1.2 O HISTORICO
O ar comprimido é, provavelmente, uma das mais antigas formas de transmissão de energia que o homem conhece, empregada e aproveitada para ampliar sua capacidade física. O reconhecimento da existência física do ar, bem como a sua utilização, mais ou menos consciente para o trabalho, são comprovados há milhares de anos.
O primeiro homem que, com certeza, sabemos terse interessado pela pneumática, isto é, pelo emprego do ar comprimido como meio auxiliar de trabalho, foi o grego Ktesibios. Há mais de 2000 anos, ele construiu uma catapulta a ar comprimido. Um dos primeiros livros sobre o emprego do ar comprimido como transmissão de energia, data do 1º século d.C. e descreve equipamentos que foram acionados com ar aquecido.
Embora, a base da pneumática seja um dos mais velhos conhecimentos da humanidade, foi preciso aguardar o século XIX para que o estudo de seu comportamento e de suas características se tornasse sistemático. Porem, pode-se dizer que somente após o ano de 1950 é que ela foi, realmente, introduzida na produção industrial.
Antes, porem, já existiam alguns campos de aplicação e aproveitamento da pneumática, como, por exemplo, a indústria mineira, a construção civil e a