Hidropneumática
Hidropneumática - Características e aplicações
Existem muitas aplicações envolvendo equipamentos que operam com sistemas hidro-pneumáticos. Nos mais variados segmentos industriais é sempre possível encontrar aplicações que demandem soluções criativas e inovadoras a partir da união da hidráulica com a pneumática.
Alberto Carlos Palazzo, João Joaquim Carlos Filho
A hidráulica e a pneumática são as duas principais tecnologias baseadas em fluidos presentes nas aplicações de automação industrial. Cada uma delas possui características peculiares, mas em muitos casos as suas capacidades específicas unem-se e desenvolvem soluções extremamente versáteis. É o caso dos equipamentos hidropneumáticos.
Neste artigo vamos abordar alguns conceitos fundamentais que devem ser lembrados nas aplicações envolvendo estes equipamentos e também expor algumas delas demonstrando que determinadas necessidades específicas muitas vezes requerem conhecimento aliado à criatividade.
Muitos profissionais que atuam em áreas como manutenção, projetos, engenharia industrial e produção possuem conhecimentos básicos sobre essas duas tecnologias. Caso não haja um profundo conhecimento científico, é possível pensar que ambas são idênticas. Acompanhe na tabela 1 alguns aspectos extremamente importantes que diferem nessas duas ciências.
Observe na tabela que as duas tecnologias possuem diferenças importantes que não podem ser esquecidas em cada aplicação. Cabe ainda salientar que os parâmetros citados consideram aplicações convencionais, visto que, com a utilização de equipamentos especialmente construídos, pode-se alcançar valores bem diferentes.
[pic]
T1.
Por quê unir hidráulica e pneumática?
Após ver algumas características na tabela 1, observe que as duas tecnologias estão em extremidades opostas da escala de comparação. Note a diferença nos itens “velocidade dos atuadores” e “capacidades de força”. Assim, é possível aliar as qualidades das