como escrever um ensaio
Redigir um texto claro e adequado a sua proposta exige planejamento: a fluidez vem com boas leituras e preparação. Confira orientações que podem ajudar
Sugestões para escrever um ensaio
Um ensaio é um tipo de texto em que se desenvolve um tema de uma forma mais ou menos pessoal. Pretende-se que seja a síntese de um trabalho de estudo ou de meditação e deverá reflectir que se conhece um determinado assunto em profundidade. Por isso, os ensaios costumam ser trabalhos que têm alguma complexidade.
Eis alguns segredos para produzir um bom ensaio:
1. Preparação e estudo. Só assim se podem fazer trabalhos personalizados e incluir os pormenores que mostram que se conhece o assunto e que fazem brilhar os olhos dos professores.
2. Hábitos de escrita: não é preciso ser-se um génio literário, mas é preciso saber escrever frases com sentido, encadeá-las numa sequência lógica e organizar o texto segundo um objetivo.
Na escrita há que ter alguns cuidados básicos: Escrever frases curtas e encadeá-las bem. Justificar as afirmações. Abrir um parágrafo para cada novo passo dado na sequência das ideias. Utilizar vocabulário simples (as palavras caras e as frases complicadas são tentativas de disfarçar a ignorância que, geralmente, só funcionam com quem as utiliza). Evitar a utilização de adjectivos.
3. Definir um tema ou escolher um problema: formular questões (por exemplo, um grande problema do qual saem outros mais específicos) é uma das formas mais eficientes de abordar um tema e de estruturar um raciocínio. Uma pergunta dá-nos de imediato um ponto de partida e um objetivo (a resposta) ao qual queremos chegar. Deve-se ter o cuidado de formular uma pergunta que tenha diretamente a ver com o tema ou a obra que está a ser tratada.
4Rascunho/plano de trabalho: o rascunho é uma ferramenta importantíssima. Não serve para escrever o texto para depois passar a limpo, mas sim para nele despejar e anotar as ideias, anotar os tópicos mais