Hidrogênio
O hidrogênio é um elemento químico com número atômico ou atômico 1 e representado pelo símbolo H. Com uma massa atômica de aproximadamente 1,0 u, o hidrogênio é o elemento menos denso. Este gás é inflamável, incolor, inodoro, não metálico e insolúvel em água. Ele representa ¾ de toda matéria conhecida como elementar, além de ser o principal combustível na formação de estrelas.
O hidrogênio, que surgiu durante o Big Bang, é um dos elementos químicos mais simples já encontrados, uma vez que seu átomo mais comum é composto apenas de um próton e um elétron. Na Terra, aparece na forma gasosa (H2) ou combinado com outros componentes, formando ácidos, bases e várias substâncias orgânicas. Estima-se que cerca de 90% dos átomos presentes no nosso Universo sejam de hidrogênio.
Está presente na água, em gases vulcânicos, proteínas, carboidratos e em combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural). É abundante no espaço, em estrelas e planetas gigantes de gás. Também compõe alguns ácidos, como o sulfúrico (H2SO4) e o clorídrico (HCl).
Durante anos pesquisadores vêm criando alternativas mais ecológicas para substituir o uso de combustíveis fósseis em automóveis. Aí que surge a ideia do gás de hidrogênio, que é a ideia mais bem sucedida até agora. O H2 é capaz de reagir com a maioria dos elementos e sua detonação gera energia similar à do petróleo, com a vantagem de a resultante de sua combustão ser H2O. Isso mesmo: água, e não gás carbônico.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.