Hidrogenio
O hidrogênio é um gás incolor, inodoro, insípido e altamente inflamável. Apesar de possuir a mesma configuração do elétron de valência dos elementos do grupo 1, ns1, é um não metal. No estado elementar é encontrado em moléculas diatômicas "H2". Tem alguma semelhança com os metais alcalinos mas não está associado à nenhum grupo da tabela periódica.
Cavendish, em 1766, foi quem primeiro isolou e estudou as propriedades físicas do hidrogênio. Observando que este explodia quando aquecido em contato com o ar, chamou-o de "ar inflamável".
O químico Joseph Priestley notou que após a explosão, o tubo da experiência estava úmido nas paredes. Cavendish investigou a matéria formada e provou que a água era um composto de oxigênio e hidrogênio.
Nome do Elemento: Hidrogênio Símbolo Químico: H Número Atômico (Z): 1 Peso Atômico: 1,00794 Grupo da Tabela: 1 (IA) Configuração Eletrônica: 1s1 Classificação: Não Metal Estado Físico: Gasoso (T=298K) Densidade: 0,0000899 g/cm3 Ponto de Fusão (PF): 14,025 K Ponto de Ebulição (PE): 20,268 K
Origem do Nome
De hydor + gen, ou seja, que forma água.
Histórico
1670 – Robert Boyle produziu um "gás inflamável", reagindo alguns metais com ácido.
1766 – Henry Cavendish, químico e físico Inglês foi quem primeiro isolou e estudou as propriedades físicas do hidrogênio. Observando que este explodia quando aquecido em contato com o ar, chamou-o, "gás inflamável", de "ar inflamável".
1783 – Antoine Lavoisier, químico Francês, repete a experiência de Cavendish e chama o gás resultante de hidrogênio.
1906 – J. J. Thomson demonstrou que o átomo de hidrogênio possui um elétron apenas.
Disponibilidade
É o elemento mais abundante no universo. Todos os demais foram formados a partir dele ou de outros elementos que o hidrogênio formou. Estima-se que o hidrogênio representa cerca de 90% dos átomos do universo e 75% da sua massa.