Hidrogênio
1. Estrutura eletrônica
Configuração eletrônica: 1s1
A estabilidade pode ser alcançada:
• Formando uma ligação covalente com outro átomo, geralmente com não – metais: H2, H2O, HCl , CH4.
• Perdendo um elétron para formar H+: Raio do H+ = 1,5 x 10-5 Å Raio do H2 = 0,7414 Å Raio da maioria dos átomos = 1 - 2 Å
O pequeno tamanho do H+ confere a ele um grande poder polarizante.
Poder polarizante: capacidade que tem um íon de distorcer a nuvem eletrônica do outro. ( íon menores e carga positiva elevada).
Polarizabilidade: susceptibilidade do íon a sofrer a distorção. (íons negativos grandes).
• Adquirindo um elétron e formando H- Ocorre frente a metais altamente eletropositivos (Todos do Grupo 1 e parte do Grupo 2), formando sólidos cristalinos.
Destes três meios o mais comum é a formação de ligações covalentes.
2. Posição na Tabela Periódica
O primeiro período da Tabela Periódica possui apenas o H (reativo) e o He (inerte).
He: apresenta estrutura eletrônica e propriedades relacionadas com aquelas dos gases nobres.
H: apresenta propriedades que não podem ser correlacionadas com nenhum dos grupos representativos da T.P. Assim, o melhor é considerá-lo como um elemento à parte.
• A estrutura eletrônica do átomo de H, se assemelha com a dos metais alcalinos. Entretanto, os metais alcalinos tendem a perder o elétron e o hidrogênio tende a compartilhar o seu elétron.
• A estrutura eletrônica do H também se assemelha com a dos halogênios (Grupo 17). Ambos precisam de um elétron para alcançar a estrutura de um gás nobre. Geralmente, os halogênios adquirem um elétron formando íon negativos X-, mas não é comum o hidrogênio formar íon negativos, embora forme hidretos iônicos M+H-, com poucos metais altamente eletropositivos.
• A estrutura eletrônica do H também se parece com a