1
1. Explique a diferença entre Organografia e Anatomia.
R: A anatomia vegetal é um ramo da botânica que se dedica a estudar a forma como as células, os tecidos e órgãos das plantas se organizam. A Organografia tem por objetivo estudar e documentar formas e estruturas das plantas. Utilizada, dentre outras coisas, no auxílio à classificação de plantas.
2. Há diferença entre Anatomia e Histologia em Botânica? (deixe claro o propósito de cada uma)
R: Sim. A Anatomia estuda a forma como os órgãos das plantas se organizam. A Histologia é o estudo dos tecidos, sua formação, estrutura e função.
3. Que se entende por órgão vegetativo? Cite os tipos com suas funções básicas.
R: Os órgãos vegetativos são essenciais para manter a vida de uma planta eles formam as funções vitais, como a fotossíntese. Os órgãos das plantas podem se dividir e vegetativo e reprodutivo. Os órgãos vegetativos das plantas são raiz, caule e folha.
Raiz: Órgão geralmente subterrâneo através do qual são absorvidos sais minerais e água e que fixa a planta ao solo.
Caule (Caulis). Tipicamente, é a parte do eixo da planta que suporta as folhas; situa-se a seguir à raiz e cresce em sentido oposto ao desta.
Folha (Folium). Órgão lateral de crescimento limitado que se insere no caule ou em ramos, geralmente laminar e provido de clorofila.
4.Que entende por órgão reprodutivo? Cite os tipos e funções
R: Os órgãos reprodutivos são essenciais na reprodução da planta. Eles são a flor, semente e fruta.
As flores são os órgãos reprodutivos das angiospermas, e esse é o aspecto mais marcante para as distinguir de outras plantas que produzem sementes.
FRUTO: é o desenvolvimento do ovário, depois de fecundado. É constituído de duas partes: pericarpo que compreende epi, meso e endocarpo e a semente em cujo interior se encontra o embrião.
SEMENTE: é o óvulo depois de fecundado e com o embrião já formado.
5. Por que órgãos reprodutivos também podem ser denominados órgãos derivados?
6. De onde