Comportamento do consumidor: identificando necejos e supérfluos essenciais.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
CAMILA SANTANA SANTOS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: IDENTIFICANDO NECEJOS E SUPÉRFLUOS ESSENCIAIS
Fichamento apresentado no curso de administração da faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial na disciplina comportamento do consumidor, sob orientação do professor Thales Brandão.
Paripiranga
Abril de 2013
SCHWERINER, Mario Ernesto René. Comportamento do consumidor: identificando necejos e supérfluos essenciais/ Mario Ernesto René Schweriner - São Paulo: saraiva, 2006.
Resumo
A obra relata sobre o comportamento do consumidor, trazendo conceitos de compra, bem como as pessoas agem no momento de consumo, os fatores influenciadores neste processo de decisão, estratégias que as empresas utilizam para conquistar este público que está em busca de satisfazer necessidades e desejos. Sendo apresentada em 11 capítulos, que falam sobre vínculo pessoa- produto, os ciclos de vida dos produtos, equação motivacional, ampulheta algedônica, império dos desejos, prazer alegria e felicidade, personalidade, sociedade do consumo, consumismo materialismo e luxo, pecados capitais e o consumismo, ganância e consumosciente. A seguir veremos o que retrata cada um destes capítulos e a importância da obra para compreensão deste comportamento.
Capítulo 1- o vínculo pessoa-produto ao longo dos tempos
“a humanidade, desde tempos imemoriais, sempre procurou resolver suas carências e potencializar suas aspirações por meio dos produtos” (p.10)
“algumas dessas marcas, mais do que nomear produtos, tornaram-se elementos culturais e praticamente não mudaram seu layout e logotipia ao longo das décadas. Tampouco deixam de ser produtos-ícones, cada um a seu modo” (p.12)
Neste capítulo, entende-se que as pessoas buscam satisfazer os desejos e as necessidades através dos produtos bem como as marcas que tornaram-se cultura e algumas nem mudaram o layout ao