mito da caverna com a ideia do filme carteiro e o poeta
Mito da Caverna – Platão, localizado na pagina 77, responde-lo com o conteúdo e ideia do filme (O carteiro e o poeta).
1. O que é a caverna?
A ilha; na qual acorrentavam seus habitantes no mesmo pensamento segundo a tradição, hábitos e costumes, desde seu nascimento de modo que olhem somente para mesma função gerada por gerações, acostumados com as noções sem ao mesmo refletirem para fazer juízos corretos. 2. Que são as sombras projetadas no fundo?
O mundo da realidade vista na cinematograficamente; Acreditando em todas as palavras ditas e as próprias coisas externas, o povoado se limitava em apenas na fronteira da Ilha e esquecia o que se passava no mundo. Tomando por realidade, tanto às imagens das coisas e dos homens do “outro mundo”. Porém, as sombras no fundo não tem como causa a natureza do povoado, mas as condições adversas em que se encontram.
3. Que são os grilhões e as correntes?
A ignorância do modo de pensar do povoado; Eles pereciam por falta de conhecimento da realidade, viviam aprisionados ao seu próprio mundo, não tinha mais as suas próprias opiniões, pois já vinham uma crença religiosa e costume de seus antepassados. Um fato que chamou a atenção foi quando a tia da Beatrice ao encontrar uma carta enviada por Mario, que na verdade foi escrita por Neruta ficou escandalizada com as palavras escritas, acreditando que lá descrevia que sua sobrinha estava nua, mas se tratava de penas uma metáforas e não a realidade descrita. A sua mente estava fechada para o seu próprio entendimento religioso e ambicioso, feito um material sujeito à corrosão do tempo.
4. Que é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna?
Mário (O carteiro); Ele não se conforma com sua realidade, filho de pescador e morador em uma vila de pescadores, pretende não seguir a mesma realidade daquelas pessoas, porem anseia por conhecimento e, quando surge à oportunidade como carteiro e descobre que as cartas que irá entregar