HIDROGÊNIO
Vamos falar sobre um elemento químico muito conhecido; o Hidrogênio.
O hidrogênio foi identificado por Cavendish, em 1766. O átomo de hidrogênio comum é constituído de um único próton em torno do qual se localiza um único elétron. São conhecidos dos isótopos de hidrogênio o – Deutério e o Trítio.
Isótopos de hidrogênio
O hidrogênio é composto por dois isótopos ;
Deutério → contém no núcleo um próton e um nêutron, em sua órbita tendo um elétron .Foi descoberto por Harold C. Vrey ganhando por essa descoberta o prêmio Nobel em Química , no ano de 1934. O Deutério de Hidrogênio é de grande utilidade na indústria nuclear, sendo sua diferença do isótopo mais abundante somente a presença de um nêutron no seu núcleo.
Trítio → contém em seu núcleo um próton e dois nêutrons. A interação do átomo de Hidrogênio na vida humana é de grande importância, observando a formula da água, substância fundamental para sobrevivência da humanidade, existem dois átomos de hidrogênio para um átomo de oxigênio.
Propriedades Físicas
O hidrogênio molecular H², gás incolor e inodoro , é a massa mais leve de todas as substâncias, e sua densidade em relação ao ar é de 0,07. Ele a travessa mais rapidamente que qualquer outro gás, as paredes porosas e mesmo alguns metais ao rubro. Depois do hélio, é o gás mais difícil de se liquefazer. O hidrogê- nio comum é uma mistura de dois isômeros, o ortoidrogênio e o paraidrogênio, cujos molesculos têm estruturas diferentes. O átomo de hidrogênio se ioniza por vezes sob a forma de H- , mas sobretudo sob a forma de H+, isto é sob forma de próton, que não pode existir isoladamente em uma substância polarizável: torna-se H³O+ na água.