HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES
1 HIDROGINÁSTICA
A água é um excelente meio de recuperação, prevenção e terapia, desde as mais simples até as mais complexas. Reduz o desgaste e o impacto comuns em exercícios físicos, de competição e lazer, além de, utilizarmos o meio líquido como forma de sobrevivência. Ela cura, embeleza, refresca limpa, relaxa e nos enche de energia, ocupa a maior parte do nosso corpo e planeta. A hidroginástica é compreendida como:
A soma de exercícios com movimentos precisos e bem orientados a um meio onde a ação da gravidade incide brandamente evitando dessa maneira os micros traumas, comuns a pratica física, resultando numa atividade que interage automaticamente os domínios efetivos, cognitivos e motores. (CRISTIANINI E SANTOS, 2000, p.9)
Segundo NOGUEIRA (1999) hidro – água em grego; ginástica – ação de fazer exercícios é, em verdade, uma deriva da hidroterapia, atualmente realizado por mais de quatro milhões de pessoas. A popularidade desse exercício tão procurado é porque sua execução é de mais fácil desenvolvimento e ainda não vem acompanhada por dores, transpiração e aquela sensação de exaustão, e ainda traz inúmeros benefícios, sem contar que os efeitos colaterais são reduzidos. Di Masi (2003) analisa os resultados das atividades realizadas na água dividindo-as de forma aguda (imediata) e de forma crônica (longo prazo).
Das reações imediatas:
Termorregulação;
Freqüência cardíaca;
Índice de percepção de esforço;
Pressão arterial;
Fluxo sanguíneo.
Das reações longo prazo:
Condicionamento cardio-respiratório;
Força;
Flexibilidade;
Composição corporal. No meio aquático é provável que promova reações diferentes daquelas experimentadas na terra, são alteradas o fluxo e composição do sangue, sistema nervoso, termorregulação, metabolismo, secreção das glândulas e a psique. (EITNER, 1989) Segundo Nogueira (2000) praticada regularmente a hidroginástica melhora os cinco componentes do condicionamento