Projeto utópico
Nós, Mayrã R. Medeiros e Tatiane Brusch, somos proprietárias da academia Byfitnees, que dentre suas atividades disponibilizadas, possui um programa de acompanhamento de atividade física destinadas à gestantes. Oferecemos em nossa academia, uma estrutura satisfatória, com aparelhos modernos e estruturados para suprir as necessidades da mulher durante o período de gestação, todo procedimento é acompanhado por profissionais da área de educação física, preparados e treinados para desenvolver as atividades.
Escolhemos o hospital e maternidade Nossa Senhora de Fátima, como local de atuação de nosso projeto. Nossa intenção é fechar um convênio entre a nossa academia Byfitness e o departamento de saúde da cidade de Curitiba. Queremos oferecer para este hospital um programa de atividade física para gestantes. Optamos essa maternidade como local de atuação, pelo fato de existir uma unidade interna chamada Hospital da mulher, que tem como objetivo prestar assistência continuada ao tratar da saúde feminina.
Durante a gestação o estado anabólico permanece dinâmico em função das demandas nutricionais, promovendo ajustes contínuos em relação a diversos nutrientes e micronutrientes. O ganho de peso que no início do período gestacional é reduzido comparado à fase final, necessita ser permanentemente controlado para evitar a ocorrência de deficiência ou excesso. O ganho de peso em excesso pode expor a gestante ao desenvolvimento de diversas patologias, tais como hipertensão arterial, diabetes, obesidade pós-parto, macrossomia fetal, além de complicações no parto e puerpério. A deficiência do ganho de peso pode trazer prejuízo para o crescimento e desenvolvimento fetal. No entanto, o ganho de peso insuficiente extrapola este único aspecto, sendo prejudicial para a tríade gestante, trabalho de parto e feto, especialmente frente à prática de atividade física regular.
Outra conseqüência que as gestantes passam neste período é o seguinte, para facilitar a