hidroginastica
QUALIDADE DE VIDA PARA COMUNIDADE
IDENTIFICAÇÃO
DENOMINAÇÃO DO PROJETO: Projeto Hidroginástica Qualidade de Vida para Comunidade
ÓRGÃO PROMOTOR: 3ª Companhia do 5º Batalhão
FORMA DE REALIZAÇÃO: Projeto
CARGA HORÁRIA: 08 Horas semanais
COORDENAÇÃO GERAL: Major Marden
PROFESSORES: Maj. Marden , Sgt. Tupinambá, Sgt Carvalho, Sd Marcos, Sd Guerra
1.0 – INTRODUÇÃO
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o grupo etário de 60 anos ou mais é o que apresenta maior crescimento populacional. Estima-se que, em 2025, haverá mais de 30 milhões de idosos no Brasil. Em função dessa longevidade, profissionais da saúde e da área de Educação Física estão procurando, cada vez mais, formas de manter a qualidade de vida desta população.
É preciso investir na busca de uma melhor qualidade de vida através de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e bom relacionamento familiar, como forma de atenuar os grandes causadores de mortalidade nesta faixa etária, como as doenças infecciosas, doenças do coração, câncer e diabetes, para se ter uma velhice saudável.
2.0 – JUSTIFICATIVA
Na expectativa de melhorar a qualidade de vida dos idosos da comunidade do grande Pirambú, oferecendo a este público, formas e maneiras de superar os problemas ocasionados com a idade. A vida pode ser um desafio para os idosos, geralmente inativos, que sofrem de doenças crônicas. Hoje o exercício físico é considerado um tratamento de prevenção, principalmente para doenças do coração e diabetes, melhorando a expectativa de vida. A prática de exercícios físicos de uma maneira geral, contribui para a manutenção das capacidades funcionais, como um simples andar ou agachar, e ajuda a diminuir os riscos causados por uma vida sedentária, homens e mulheres de meia-idade que praticam exercícios regularmente correm menos risco de virem a sofrer de limitações físicas na velhice, a prática de uma atividade física, bem como da hidroginástica, que torna o idoso mais