Heródoto
Grupo de Heródoto1
“Onde é necessária a astúcia não há lugar para a força.”
(Heródoto)
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a vida e a importância de Heródoto na história da humanidade. Ele foi um geógrafo e historiador grego, continuador de Hecateu de Mileto, que levava consigo a tradição racionalista de Tales de Mileto. Uma das suas principais obras foi conhecida como “As Histórias de Heródoto”, que retratava a invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C. Além de fatos históricos da antiguidade, as obras dele retratam aspectos do comportamento humano.
Palavras-Chaves: Grécia - História - Heródoto - Antiguidade – Humano
Heródoto nasceu em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia), capital da Cária, no ano 484 a.C. Foi criado pelo seu tio que era poeta épico, o que lhe proporcionou ter uma boa educação e longas viagens ao mundo. Ele era geógrafo e historiador grego e era continuador de Hecateu de Mileto.
Ele foi o autor da historia da invasão persa na Grécia nos princípios do século V a.C. ,que ficou conhecido apenas como “As historias de Heródoto” ou “Histórias”. A palavra “história” significa investigação, pesquisa, mas ganhou uma nova conotação, a de história propriamente dita, como conhecemos hoje, ou historiografia. Logo depois de ser publicada, essa obra foi considerada como um novo gênero literário, pois ele não foi só o primeiro a gravar os acontecimentos do passado, mas também a considerá-lo um problema filosófico. ”Histórias” está dividida em nove livros: os primeiros seis referem-se ao império persa e os últimos três referem-se a tentativa do rei Xerxes 1º de vingar dez anos mais tarde a derrota persa em Maratona e incorporar a Grécia ao seu império.
Por ser o autor do primeiro livro de história do mundo, Heródoto foi considerado “pai da história”. Mas isso não quer dizer que ele não contribuiu com a geografia. A revista de geografia geopolítica, de maior tiragem na França, leva