Heródoto e tucidides
A história tem tido sempre uma função social geralmente de legitimar uma ordem estabelecida, ela também tem uma função didática de recordar os fundamentos religiosos e profanos do sistema social, cada grupo social possui sua própria identidade, com a finalidade de explicar e justificar suas tradições.
A história tal como entendemos hoje foi inventada pelos gregos no séc. v, um consenso quase universal faz a historiografia grega nascer com os logógrafos, que tinha recolhido as informações de navegadores que retrata a historia local e costumes de outros povos.
A figura mais destacada pelos logógrafos foi Hacateu de Mileto, onde ele analisa racionalmente os mitos do passado; dois grandes historiadores da época clássica foi Heródoto de Halicarnasso (continuador de Hacateu de Mileto) e Tucídides, esses historiadores faziam parte das classes dominantes de sua época.
Heródoto chamado de ( Pai da historia) historiador e geografo, foi o primeiro a escrever sobre o passado, apresentando um problema filosófico que podia revelar conhecimentos do comportamento humano, ele combina os conhecimentos recebidos pelos logógrafos escribas e persas, e uni essas informações com suas experiências adquiridas em viagens, ele não se contenta em apenas narrar os acontecimentos, mas sim buscar o sentido profundo da evolução humana, mantendo a causalidade divina para os acontecimentos que parecem ser sobrenatural, e propõe antes de tudo explicações humanas, religiosas, laicos e em particular a politica, onde atreveu-se a escrever a historia universal, não só voltada para os gregos mas também outros povos, hoje tende-se a destacar em Heródoto não só a amplitude de uma concepção que o leva a incluir na historia a totalidade das atividades humanas, com a finalidade de buscar uma explicação para determinados acontecimentos.
Tucídides foi o mais escrupuloso e cientifico dos historiadores gregos, politico frustrado por um fracasso militar e o mesmo foi exilado,