Heródoto- pai da história
RESUMO:
Heródoto foi um historiador da antiguidade nascido na cidade de Halicarnasso por volta de 485 a.C. Suas obras retratam aspectos do comportamento humano, as guerras médicas entre gregos e persas, é o tema destaque em suas obras. Autor da primeira grande narrativa histórica abordou aspectos sociais e culturais dos povos gregos, persas, egípcios, citas, Lídios, babilônios, macedônios, amazonas etc. que conheceu em suas viagens.
Palavras-Chave: Historiadores da Grécia Antiga. Guerras médicas. Pai da história. Historiadores da antiguidade
INTRODUÇÃO
Considerado percussor dos historiadores é o autor da primeira grande narrativa histórica do mundo ocidental antigo- por isso Cícero o chamava de o pai da história.
Sua obra mais marcante ganhou o nome de Histórias e foi dividida em nove livros: Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsícore, Erato, polimnia, Urânia, e Calíope. Os livros eram dedicados a nove musas que segundo a mitologia grega eram responsáveis pela a arte das ciências. As musas eram filhas de Zeus e de Titânide Mnemólise, a deusa da memória. Segundo o mito elas habitavam o monte parnaso. Elas costumavam receber a visita do seu irmão Apolo, o qual além de ser o deus do sol era o deus associado às artes, como a poesia e a música; e também recebiam a visita de sua irmã a deusa Atena. Nesse caso além de deusa da guerra era a deusa da sabedoria, e como as musas estavam associadas ao conhecimento, daí a relação com Atena.
Sendo assim, no primeiro livro, Heródoto trata de falar sobre o surgimento do império dos persas; o segundo livro ele dedica a falar exclusivamente do Egito, e no terceiro ele continua a falar do Egito, mas agora tendo foco nas campanhas do rei persa Cambises II o qual conquistou o Egito. No quarto livro ele realiza um apanhado geral e fala acerca dos citas, dos trácios, dos massagetas, das amazonas, hiperbóreos, etc. e os demais abordam as guerras.
DESEMVOLVIMENTO
Ao escrever seus livros