Gestao de produção
Disciplina: Gestão da Produção
Professor Wilton Rezende de Freitas
TRABALHO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO: Arranjo físico e balanceamento
Atividade nº1
Defina arranjo físico.
R. É uma operação produtiva diz respeito ao posiciosamento físico dos seus recursos transformadores.
Atividade nº2
Cite e comente os tipos de layout básico e, para cada um, aponte dois exemplos práticos. R. Posicional – É quando os produtos não se mexe – Ex: Fábrica de aviões, estalero de navios. Funcional – É quando os processos similares são localizados juntos uns dos outros. Ex – Gondulas de Supermecado, Hospitais. Celular – É a organização em células de trabalho. Ex – Casas Bahia, Magazine Luiza. Produto – Posição fia dos recursos transformadores em função dos recursos transformados que seguem um roteiro definido. Ex – Industria, Montadoras de carros. Atividade nº3
Sobre os tipos de layout básico, julgue as sentenças a seguir em (V) para verdadeira e (F) para falsa.
V
O arranjo físico posicional está presente em processos caracterizados pelo baixo volume e alta variedade de outputs.
F
O arranjo físico por produtos é comum em sistemas produtivos com fluxo intermitente. V
O arranjo físico celular apresenta como vantagem o estímulo ao trabalho em grupo, o que pode impactar positivamente na motivação da mão-de-obra.
V
O arranjo físico posicional é caracterizado pela baixa especialização, isto é, apresenta alta variedade de tarefas para a mão-de-obra.
V
O arranjo físico por produto tem baixos custos unitários de produção uma vez que o volume produzido, assim como a variedade de outputs, são altos.
F
O arranjo físico por produto pode ter baixa flexibilidade de mix.
Atividade nº4
Uma clínica médica será constituída por seis centros de trabalho. Seu gestor pretende organizar estes centros por meio de um projeto detalhado de arranjo físico funcional.