Herzberg
Frederick Herzerbeg (1923-2000) ficou muito conhecido devido à invenção da “Teoria dos Fatores” que trata da motivação e satisfação das pessoas e alguns dos conceitos dessa teoria são:
Fatores Motivacionais ou fatores extrínsecos pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com natureza das tarefas que o individuo executa. Assim sendo, os fatores motivacionais envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de auto reavaliação e dependem das tarefas que a pessoa realiza no seu trabalho
Fatores Higiênicos são determinados pela organização e estão diretamente
ligadas as culturas organizacionais, não estando sob controle dos funcionários.Estão relacionados ao ambiente da empresa bem como todas as condições físicas do local de trabalho e podem incluir salários, benefícios, políticas etc. A expressão “Higiênica” foi escolhida para mostrar que é algo totalmente preventivo em uma empresa para não gerar insastifação dos colaboradores, ao mesmo tempo em que, quando estão de acordo com o ambiente, ocorre tudo de forma correta.
No entanto Frederick recebeu diversas criticas sobre a sua teoria, pois é uma relação humana muito natural e muito fácil colocar a culpa de sua insatisfação em fatores
higiênicos, ou seja, coisas e pessoas externas. Ao invez de assumir a responsabilidade sobre isso.Mas Herzerbeg afirma que a empresa deve tentar diminuir ao máximo os fatores higiênicos a fim de buscar um grupo de colaboradores mais satisfeitos e motivados.
Portanto, desta forma, a Teoria dos Dois Fatores interfere diretamente na satisfação do colocar em relação a sua vida profissional e os fatores motivadores a higiênicos devem estar em harmonia para um perfeito sucesso da função e motivação profissional.
Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam)