marlow e herzberg
Maslow herzberg as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas nesse ambiente.
Ao contrário de outros pensadores, como Abraham Maslow, que tentavamexplicar as necessidades humanas em diversos campos, a Teoria de Frederick Herzbergfoi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro deuma empresa.Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariaminsatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.O resultado destes estudos foi pela primeira vez publicado em 1959, sob o título "amotivação para trabalhar - The Motivation to Work"
Abraham H. Maslow, psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência. Nessa Hierarquia das Necessidades (Pirâmide de Maslow), encontram-se cinco níveis de necessidades, conforme FIG. 13:
Conheça mais detalhadamente cada uma dessas necessidades:
• Necessidades Fisiológicas: Relacionadas com alimentação, sono e repouso, de abrigo e outras. Esse grupo de necessidades tem a ver com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie.
• Necessidades de Segurança: Como o próprio nome diz, relacionadas à segurança, estabilidade, busca de proteção contra a ameaça ou privação, e fuga do perigo.
• Necessidades Sociais: Relacionadas à associação, participação, aceitação por parte dos companheiros, à troca, amizade, ao afeto e amor.
• Necessidades de Estima: Relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia. Envolvem a autoapreciação, autoconfiança, necessidade de aprovação social e respeito, de status, prestígio e consideração.
• Necessidades de Autorealização: Relacionadas às necessidades humanas mais