Trabalho De Introdu O A Administra O
Tema: Abordagem Comportamental
Contexto Histórico: Kurt Lewin em seus trabalhos de dinâmica na fase inicial de impulsionador das Teorias das Relações Humanas, Chester Barnard pela divulgação de seu livro, os estudos de George Homans sobre sociologia funcional de grupo e a publicação de Herbert Simon sobre o comportamento administrativo, todos esses fizeram a teoria administrativa apresentar novas colocações. A partir do final de 1940 e início de 1950, se desenvolve nos Estados Unidos uma nova concepção de Administração, trazendo diferentes conceitos, variáveis, e uma visão administrativa baseada no comportamento humano das organizações. A abordagem comportamental - também chamada behaviorista (em função do behaviorismo na psicologia) - marca a mais forte influência das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de novas soluções democráticas, humanas e flexíveis para os problemas organizacionais.
A oposição da Teoria das Relações Humanas (com sua ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou lentamente para a Teoria Comportamental, uma tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas.
A Teoria Comportamental é um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, ela compartilha de alguns pontos dessa teoria como ponto de partida ou referência mas rejeita as concepções ingênuas e românticas presentes nela.
A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica pois os autores daquela vêem no behaviorismo uma antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal à posição rígida e mecanística dos autores clássicos.
Com a Teoria Comportamental, incorpora-se a Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa e sendo criticada principalmente no que se refere ao “modelo de máquina” que a Teoria da Burocracia adota para