Hermeneutica
Perspectivas do Diálogo em Gadamer:
A Questão do Método
No livro Perspectivas do Diálogo em Gadamer, fica notoriamente destacada a importância do diálogo na sociedade atual e que através dele é possível encontrar a verdade, mas não uma verdade absoluta que ameaçaria cobrir a realidade da compreensão.
No livro ele critica o domínio que a ciência tem sobre a natureza e na convivência humana, que inclusive causa constante cegueira diante da verdadeira realidade.
O diálogo nos permite analisar situações complexas, injustas e construirmos respostas que nos permite conhecer mais e viver melhor.
A linguagem encontrada no diálogo que seria a soma de uma opinião a outra e a interpretação é a tentativa de compreensão do mundo sem a imposição de qualquer método, ou seja, ele renuncia a interpretação de um único método para se alcançar a verdade.
Toda imposição externa e dogmática do antigo levaria a uma aceitação independente de juízos;
Gadamer, propõe uma releitura da autoridade e da tradição, fontes da pré compreensão. Mesmo de forma inconsciente, a tradição se mantém viva em virtude de seu cultivo. E sua teoria busca explicar como escapar do círculo fechado das opiniões prévias e que através da constante interpretação esses conceitos já pré fixados seriam substituídos por outros mais adequados. O diálogo hermenêutico na perspectiva gadameriana abre um novo horizonte, ele surge com o possuidor de uma força transformadora, revelando que é próprio do ser humano e só se efetiva quando deixa algo dentro de nós.
Hermenêutica e Argumentação
A hermenêutica é tida como uma teoria ou filosofia de interpretação, capaz de tornar compreensível o objeto de estudo mais do que sua mera aparência. A questão do significado está intimamente relacionada com a hermenêutica.
A hermenêutica, porém, visa a revelar, descobrir, esclarecer qual o significado mais profundo que está oculto, não manifesto, não apenas de um texto ou norma,