A entrada dos búfalos na baixada maranhense e os impactos causados aos grupos sociais dessa região.
CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
A entrada dos Búfalos na Baixada Maranhense e os impactos causados aos grupos sociais dessa região.
JUVENAL FURTADO BOGEA JÚNIOR
O presente trabalho serve para a obtenção de nota da unidade dois da disciplina de Antropologia IV ministrada pelo Prof. Dr. Álvaro Roberto Pires.
São Luis 2011
Resumo
Com a introdução da Bubalinocultura na região da Baixada Maranhense como parte de um projeto desenvolvimentista para essa região, proposto pelo Governo Sarney a partir do final da década de 1960, diversos conflitos tornam-se constantes na vida dos grupos sociais que vivem nessa região. Esses conflitos afetam diretamente à estrutura social, econômica e política desses grupos sociais. A entrada da criação desses animais como a salvação da economia da região da Baixada Maranhense não levou em conta as formas tradicionais de uso da terra e assim gerou, por um lado, a luta pelo uso dos recursos naturais gerados por essas terras para a sobrevivência dos grupos sociais viventes nessa região e por outro, o uso dos recursos naturais gerados por essas terras com uma visão econômica de marcado.
Introdução
A Baixada Maranhense é uma região do Estado do Maranhão muito rica em sua diversidade econômica e cultural. A exploração dessa região, ao longo do tempo, vem sendo feita de forma irregular e prejudicial para a grande maioria da população, uma vez que transforma o modo de vida dos grupos sociais que vivem na região através da introdução de novas formas de geração de renda, na grande maioria das vezes, em favor de grandes proprietários.
O Maranhão sempre foi palco de conflitos envolvendo o uso de recursos naturais gerados pela terra. Esses conflitos se intensificam a partir do final da década de 1960 quando José Sarney é eleito Governador do Estado do Maranhão com a proposta de desenvolvimento do Maranhão através da Industrialização do Estado e da Modernização da Agricultura,