herança familiar
Identifique tipos de comportamentos que você tende a repetir
Talvez a maioria de nós não se dê conta disso ou não leve tão a sério, mas o fato é que todos nós nascemos com uma espécie de 'maldição familiar'. E isso não tem a ver com magias ou profecias nefastas de bruxas do passado. Trata-se, na verdade, de um termo usado pela psicanálise para retratar algo que nos prende e precisamos encontrar a libertação. É um modo de atuação que os integrantes de determinada família costumam repetir ao longo de gerações.
Por exemplo, existem núcleos familiares nos quais a maioria das mulheres se divorcia ou nos quais os homens morrem de acidente de carro, porque mantêm hábitos nocivos, como o alcoolismo. Pode parecer simples coincidência. Mas eu prefiro pensar que nossos sentimentos, pensamentos e crenças geram comportamentos cujos resultados podem se repetir por muitos séculos, se ninguém nunca parar para prestar atenção nas relações de causa e efeito.
Eu mesma posso ser citada: sou uma mulher de São Paulo, casada com um homem do interior, do signo de Escorpião, cuja mãe é magrinha e morena, tal como aconteceu com minha mãe décadas antes de mim. Como ela, eu também me mudei para a cidade de meu marido em busca de qualidade de vida. Até aí, essas semelhanças não parecem uma 'maldição'. Porém, elas sinalizam que onde minha mãe errou e eu, consequentemente, também posso errar, posto que estamos partindo do mesmo ponto, mesmo sendo mulheres diferentes.
Assim, conheço famílias nas quais as mulheres são as responsáveis por prover a família, enquanto os homens pulam de emprego em emprego, sem nunca se definirem. Outras pessoas possuem filhas que acabam sempre fugindo com seus namorados ou engravidando antes da hora. Também há aquelas nas quais os homens sempre se casam com mulheres briguentas e rancorosas.
Vanessa Mazza