Heran A Biologica
A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são ideias abstractas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. As normas representam o «permitido» e o «interdito» da vida social.
Quando usamos o termo, na conversa quotidiana comum, pensamos muitas vezes na «cultura» como equivalente às «coisas mais elevadas do espírito» arte, literatura, música e pintura. Os sociólogos incluem no conceito estas actividades, mas também muito mais.
A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem, os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimónias religiosas e as ocupações dos tempos livres. Abrange também os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros, habitações.
Na segunda parte de nosso trabalho falaremos sobre a Herança biológica é processo pelo qual um organismo oucélula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que ogerou, através de informações codificadas (código genético) que são transmitidas à descendência. A combinação entre os códigos genéticos dos progenitores (em espécies sexuadas) e erros (mutações) natransmissão desses códigos são responsáveis pela variação biológica que, sob a ação da seleção natural, permite a evolução dasespécies. A ciência que estuda a herança genética é a genética.
Organismosvivos são compostos de células, que possuem material genético. Esse material se encontra reunido em estruturas celulares chamadas cromossomos. Em organismos unicelulares como as bactérias, a célula-filhaherda o seu genoma da célula-mãe. Em organismos diplóides, como os seres humanos, os cromossomos ocorrem aos pares.
A Genética é o ramo da Ciência que estuda os caracteres biológicos dos seres