Resumo
Nathalia de Souza Barbosa, (Leandro Colevati)
Faculdade de Tecnologia da Zona Leste
1. Introdução
A pesquisa tem por objetivo entender qual a relação entre a conotação que o trabalho recebe com o Direito do Trabalho. No decorrer da história da humanidade o trabalho teve diversas conotações até chegar à que tem nos dias atuais e nem sempre houve leis especificas para o assunto como há atualmente. Então, a pesquisa buscará compreender se o Direito do Trabalho interviu para que hoje as pessoas achem o trabalho honroso ou penoso, especificamente no Brasil.
2. História do Direito do Trabalho
No inicio da História, o trabalho foi dado como pena, um castigo ao pecado. Já na Antiguidade o trabalho era considerado exclusividade de homens indignos, de escravos, que geralmente encontravam-se nessa situação por não terem lutado contra ela, segundo a cultura da época. Já na Idade Média, a religiosidade tem papel importante na concepção do trabalho, predomina o pensamento de que o trabalho exige certo sacrifício e ocupa a mente, assim limpa os pecados e não permiti que as pessoas fiquem vulneráveis para pecar novamente, com isso o trabalho passa a ser algo de homens dignos.
Com a Revolução Industrial veio exigência de maiores sacrifícios e os trabalhadores começaram a buscar por direitos, esses foram surgindo aos poucos. Atualmente, especialmente no Brasil, há um ramo do Direito especifico para a área, o Direito do Trabalho, que tem leis que visam coisas como o bem estar e o respeito no trabalho. No geral, hoje, o trabalho é algo dignificador que dá autossuficiência ao ser humano.
3. Direito do Trabalho: O que mudou? Os direitos para os trabalhadores começaram a surgir quando os próprios trabalhadores começaram a busca-los, ou seja, primeiramente as pessoas começaram a valorizar sua condição de trabalhador notando que mereciam de tratamento digno e assim buscaram leis que os favoreciam.
As leis foram surgindo aos poucos, e assim o