1º Lei de Mendel
M. D.
03/06/2014
Índice
Introdução
Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores
Historia
O começo
A conclusão
Genética Mendeliana
As bases celulares da segregação
Exemplo da primeira lei de Mendel em um animal
Mendel e sua importância na biologia
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Mendel desenvolveu estudos sobre hibridização, entre 1856 e 1863, usando como objeto de estudo ervilhas da espécie Pisum sativum. O critério de escolha foi encontrar plantas de caracteres distintos que ao cruzarem entre si pudessem gerar híbridos igualmente férteis e capazes de reproduzirem.
A Genética é o ramo da biologia que estuda as leis da transmissão dos caracteres hereditários nos indivíduos, e as propriedades das partículas que asseguram essa transmissão. Com os estudos de Mendel a genética tomou um grande impulso, assim Mendel é considerado um dos pais da Genética moderna.
Uma de suas grandes descobertas foi chamada como 1ª Lei de Mendel e e sobre ele que irei falar neste trabalho. Explicarei como surgiu esta lei como lei a emprega , como começou e como ele concluiu.
1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores
A comprovação da hipótese de dominância e recessividade nos vários experimentos efetuados por Mendel levou, mais tarde à formulação da sua 1º lei: “Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples”, isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator.
Mendel não tinha idéia da constituição desses fatores, nem onde se localizavam.
Historia
O começo
Gregor Mendel (1822 – 1884), um monge austríaco, cultivou e estudou durante sua vida, as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum). Estas ervilhas são fáceis de cultivar e